Histórico

O Clube Social 24 de Agosto foi fundado em 1918 por um grupo de amigos associados ao Círculo Operário Jaguarense, com o intuito de criar uma sociedade para a comunidade negra da cidade.
Esse fato ocorreu, pois os mesmos eram impedidos de frequentar os clubes dos brancos e por não terem outras alternativas de divertimento, fundaram essa sociedade.
Uma das principais figuras exaltadas pelos sócios, diretores e ex-músicos do Clube é Theodoro Rodrigues, sendo esse homem considerado o fundador do 24.
Entretanto em sua fundação participaram mais 12 amigos.
O Clube 24 teve participação ativa no carnaval de rua jaguarense, tendo o seu cordão carnavalesco, União da Classe, ganhado o carnaval de rua em diversas ocasiões. Esse bloco desfilou pelas ruas da cidade por mais de 50 anos. Depois veio o Bloco Bataclan, que tinha muito prestígio entre as instituições de carnaval em todo o Estado do Rio Grande do Sul.
O Clube 24 possuiu diversas sedes sociais, damos aqui destaque para a sede atrás da Matriz do Divino Espírito Santo, doada de empréstimo pelo então Coronel Gabriel Gonçalves da Silva e na qual permaneceu por longo tempo e foi considerada a melhor época dessa sociedade.
No final da década de 1950 a diretoria começou a se unir para a construção de sede própria, para qual receberam diversas doações.
A construção da sede se deu quase 20 anos depois, onde hoje funciona as atividades do Clube, e por volta de 1972 conquistaram seu espaço próprio.
Essa mesma sede foi leiloada em 2007 por conta de dívidas com o ECAD e hoje tenta se reverter a situação.
Apesar do leilão o Clube 24 de Agosto mostra-se forte, se inserindo nos movimentos Clubistas que está dando apoio ao clube.