quinta-feira, 24 de maio de 2012

Cinema na Roda do Clube 24 de Agosto


A proposta desse primeiro ciclo de cinema afro é discutir, a partir da sétima arte, temas que abordam a cultura negra no Brasil e em outras partes do mundo.
Está estruturado na forma de roda, a fim de estimular os participantes a contar suas histórias ou experiências de vida, remetendo a ideia da ancestralidade africana de contação de causos sentados em círculo.
O primeiro filme desse ciclo tem por objetivo discutir a data do 13 de Maio – dia em que foi promulgada a lei Áurea que libertou os escravos – suas significações e suas ressignificações ao longo do tempo.
Nessa exibição, que será na próxima sexta-feira, dia 25 de maio às 19:00 hs no Clube 24 de Agosto, contaremos com a participação do prof. Ms. Caiuá Cardoso Al-Alam do curso de História da Universidade Federal do Pampa – campus Jaguarão.
Contamos com a presença de todos! Esse ciclo prevê a entrega de certificados de participação. Ainda nesse mês divulgaremos a lista completa dos filmes e os dias de exibição.
25/05 – Memórias do Cativeiro - Filme desenvolvido a partir dos depoimentos de descendentes de escravos; realizado pelo Laboratório de História Oral e Imagem da Universidade Federal Fluminense com roteiro baseado no livro Memórias do Cativeiro: família, trabalho e cidadania no pós-abolição da Ana Lugão Rio e Hebe Mattos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário